Home / Destaque / Comissão de Saúde promove dia de alerta sobre os riscos do AVC

Comissão de Saúde promove dia de alerta sobre os riscos do AVC

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), presidida pelo deputado Jair Bittencourt, promoveu o evento ALERTA SOBRE OS RISCOS DO AVC, uma parceria com a Rede Brasil AVC, a Secretaria de Estado de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro – através do Hospital Universitário Pedro Ernesto – e a Cruz Vermelha do Brasil. A ação aconteceu na lateral do Palácio Tiradentes, junto ao Paço Imperial. Nesta data, 29 de outubro, é comemorado mundialmente o Dia de Combate ao AVC (Acidente Vascular Cerebral).
– Trata-se de um evento de divulgação sobre a necessidade de prevenção desta terrível doença. Fizemos uma ação de sensibilização, tanto da sociedade quanto do poder público, sobre a importância de se implementar uma linha de cuidados contra o AVC – afirmou o deputado estadual Jair Bittencourt.
Foram instaladas tendas no local, onde equipes de profissionais de saúde ofereceram à população serviços de medição da pressão arterial, da circunferência abdominal e de peso, além de esclarecimentos sobre a importância do diagnóstico precoce do AVC. Com início às oito e término às 17 horas, a ação realizou cerca de 300 atendimentos. Diversas autoridades e profissionais ligados à Saúde também estiveram no evento, que contou ainda com a visita do ex-atleta e técnico de futebol Ricardo Gomes.
Na ocasião, a Rede Brasil AVC fez o anúncio do aplicativo “AVC BRASIL”, que contará com diversas facilidades para auxiliar o diagnóstico, contendo ainda uma relação de unidades de atendimento ao AVC. O aplicativo estará disponível gratuitamente nas lojas virtuais dos sistemas Android e IOS para ser baixado a partir do mês de dezembro.
Vale ressaltar que o deputado estadual Jair Bittencourt já apresentou na Alerj um projeto que altera a lei nº 5645, de 06 de janeiro de 2010, para incluir no calendário oficial do Estado do Rio de Janeiro o Dia Estadual do Acidente Vascular Cerebral. Uma forma de reforçar políticas de conscientização e ações referentes ao assunto.

Fatos e números do AVC:

  • O AVC será responsável por mais de 120 mil óbitos este ano no Brasil;
  • 90% dos casos de AVC podem ser evitados com hábitos alimentares saudáveis, atividades físicas adequadas e acompanhadas, não fumar, evitar bebidas alcoólicas e outros excessos, além de manter o peso corporal sob controle, verificar constantemente a pressão arterial e as taxas de colesterol e glicose;
  • O AVC mata mais pessoas a cada ano do que AIDS, tuberculose e malária juntos;
  • Ele ocorre independente de idade ou sexo;
  • Estimativas do Ministério da Saúde sinalizam que, em 2015, o Brasil terá mais de 400 mil casos de AVC. Para se ter ideia do tamanho do problema, isso significa que a cada 5 minutos uma pessoa morre em decorrência dessa doença, fato que coloca o AVC como a segunda causa de morte no país;
  • De acordo com os últimos dados dos oficiais, publicados pelo Ministério da Saúde, em 2013, a região sudeste totalizou 43.497 mortes em decorrência do AVC, apresentando a seguinte estatística por estado: São Paulo (21.627), Rio de Janeiro (9.980), Minas Gerais (9.869), Espírito Santo (2.021);
  • Quando o AVC não conduz ao óbito, pode deixar graves sequelas, muitas vezes irreversíveis ou de tratamento demorado.

Confira as fotos:

Ação AVC (14)

Ação AVC (1)

Ação AVC (2)

Ação AVC (3)

Ação AVC (4)

Ação AVC (5)

Ação AVC (6)

Ação AVC (8)

Ação AVC (9)

Ação AVC (10)

Ação AVC (11)

Ação AVC (12)

Ação AVC (13)

Assessoria de Comunicação do Deputado Estadual Jair Bittencourt

DEIXE UMA RESPOSTA

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*