Home / Destaque / Miracema decreta situação de emergência por conta da estiagem

Miracema decreta situação de emergência por conta da estiagem

O município de Miracema decretou estado de emergência por conta da grave estiagem que assola a região em 2019. Somente no município, mais de 190 hectares de pastos e vegetação foram destruídos por 126 incêndios, 180 cabeças de gado morreram e houve queda de 50% na produção de leite e 40% na produção de olerícolas. Os dados são da Secretaria de Defesa Civil de Miracema.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Miracema, Cláudio Martins, a preocupação maior na zona urbana é com o desabastecimento. Falta água em alguns bairros de Miracema, e se não voltar a chover, a situação pode se agravar. No distrito de Paraíso de Tobias, caminhões pipas já abastecem o reservatório da CEDAE.

Na zona rural, os incêndios apavoram produtores rurais. Foram 126 ocorrências. Ao todo, 191 hectares foram atingidos pelas chamas. A falta de água compromete também as lavouras e a produção de leite, que registram quedas de 40% e 50% da produção, respectivamente.

Em 2017, Miracema também decretou emergência por conta da estiagem. Naquele ano, choveu 50% da média anual. Em 2019, o acumulado é de apenas 38% da média anual, que é de 1.200mm. O decreto de emergência deste ano foi publicado no Boletim Oficial do Município no dia 1º de outubro.

Da redação da 96.9 FM / Folha Itaocarense

DEIXE UMA RESPOSTA

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*