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Famílias afetadas pela enchente em Itaperuna serão beneficiadas pelo “Cartão Recomeçar”

Valores previstos são de R$ 5 mil para desabrigados e R$ 2 mil para as desalojados

Regiões Norte e Noroeste serão as primeiras a serem atendidas – Foto: Reprodução / Igor souza Martins

As famílias vítimas dos desastres decorrentes das enchentes e deslizamentos provocados pelas chuvas deste ano, receberão auxílio financeiro para recuperarem suas casas. A ajuda é parte da iniciativa do Governo do Estado que lançou, na última quarta-feira, 12, a Política Estadual de Proteção e Defesa Social, que estabelece um plano de atendimento a municípios atingidos por catástrofes e situações emergenciais.

Com esse projeto o Estado objetiva atender de forma mais rápida e ágil a população e as cidades que forem prejudicadas. As regiões Norte e Noroeste Fluminense serão as primeiras a serem atendidas. Após a realização de cadastro, as famílias vão receber um cartão bancário para compra de materiais de construção e eletrodomésticos. Os valores previstos são de R$ 5 mil para desabrigados e R$ 2 mil para as desalojados, nos municípios de Itaperuna, Natividade, Porciúncula, Laje do Muriaé, Italva, Cardoso Moreira, Bom Jesus do Itabapoana e São Francisco do Itabapoana.

Será feito pagamento em parcela única pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Veja as exigências para as famílias terem acesso ao Cartão Recomeçar:

  • Renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar total de até três salários mínimos à época do desastre;
  • Inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico);
  • Residir em município em que foi declarada Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública por decreto estadual;
  • Laudo definitivo sobre a situação de desabrigado, emitido pela Defesa Civil do município atingido.

Passo a Passo em Itaperuna

  1. O primeiro passo é comparecer ao CRAS ou Serviço de Convivência de seu território para obter senha de agendamento para o cadastro do Cartão Recomeçar;
  2. No dia especificado nessa senha, comparecer à central cadastral do CadÚnico (na rua Licy de Castro Pereira, 47, no Centro), onde a Defesa Civil Municipal estará emitindo um laudo informando que o imóvel em que reside sofreu, de fato, alagamento ou inundação. Com esse laudo, deverá apresentar o original e cópia do CPF, RG, comprovante de residência e Certidão de Casamento (se houver);
  3. Daí aguardará a convocação pra retirar seu cartão, já com o crédito em conta;
  4. Após utilizar todo o crédito disponível terá um prazo de 120 dias para retornar ao CadÚnico para a prestação de contas.

Da redação da Rádio Itaperuna 96.9 FM – Ascom
Sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020, ás 8h – Atualizada em 04/03/2020 – 18h25

 

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