Home / Região / Por causa do coronavírus Dom Roberto divulga novas orientações para as paróquias da região

Por causa do coronavírus Dom Roberto divulga novas orientações para as paróquias da região

Estão suspensos os encontros de Catequese e da Crisma nas paróquias em todo o território diocesano.

Idosos, por integrarem o grupo de risco, devem participar das Missas transmitidas pela TV ou Web – Divulgação

O bispo diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, divulgou na noite desta sexta-feira (13/03), novas orientações diante do aumento do caso de coronavírus no Brasil. A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou que, nesta sexta-feira (13/03), há 19 casos confirmados e 228 suspeitos no estado. De acordo com Dom Roberto, que também é o bispo referencial para a Pastoral da Saúde da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), estão suspensos os encontros de Catequese e da Crisma nas paróquias em todo o território diocesano, também no que diz respeito a festivais, eventos de evangelização sejam transferidos para outras datas.

O Seminário Diocesano Maria Imaculada também irá suspender as atividades por 15 dias, antecipando as férias dos seminaristas, assim como a Escola Mater Ecclesiae de Campos. A Diocese de Campos está dividida em dois vicariatos, 10 foranias, 66 paróquias e 792 capelas, distribuídas em 17 cidades das regiões norte e noroeste fluminense.

“Já com relação às Celebrações Eucarísticas, se sugere na medida do possível, a multiplicação das mesmas, para evitar aglomerações em certos horários. Também que possa estar em vigor às celebrações para pequenos grupos, ou mesmo durante a semana da Celebração da Palavra. Os Ministros Extraordinários da Distribuição da Sagrada Comunhão deverão se deslocar também para o atendimento aos doentes. Sugerimos aos irmãos idosos, por integrarem o grupo de risco, que possam participar das Santas Missas transmitidas pela TV ou Web. Tudo isso, voltamos a afirmar é para uma cultura da vida e para vencermos juntos este flagelo que é o coronavirus. Sem diminuir em nada a nossa fé, mas alimento com a caridade, pois uma fé sem obras é uma fé morta”, apontou a nota de Dom Roberto Francisco.

Quais são as medidas de prevenção ao Covid-19?

O Ministério da Saúde explica que não há medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus e indica as seguintes medidas de prevenção:

– lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, ou usar desinfetante para as mãos à base de álcool quando a primeira opção não for possível;

– evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– evitar contato próximo com pessoas doentes;

– ficar em casa quando estiver doente;

– usar um lenço de papel para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, e descartá-lo no lixo após o uso;

– não compartilhar copos, talheres e objetos de uso pessoal;

– limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

– manter ambientes bem ventilados e higienizar as mãos após tossir ou espirrar.

Confira o comunicado

A Diocese de Campos tendo em conta o perigo exponencial de crescimento dos casos de coronavírus decide ampliar as orientações, no sentido de dar mais garantias. Fica, portanto, suspensas os encontros de Catequese e da Crisma nas paróquias em todo o território diocesano, também no que diz respeito a festivais, eventos de evangelização sejam transferidos para mais adiante. O Seminário Diocesano Maria Imaculada também irá suspender as atividades por 15 dias, assim como a Escola Mater Ecclesiae de Campos. Já com relação às Celebrações Eucarísticas, se sugere na medida do possível, a multiplicação das mesmas, para evitar aglomerações em certos horários. Também que possa estar em vigor às celebrações para pequenos grupos, ou mesmo durante a semana da Celebração da Palavra. Os Ministros Extraordinários da Distribuição da Sagrada Comunhão deverão se deslocar também para o atendimento aos doentes e idosos. Sugerimos aos irmãos idosos, por integrarem o grupo de risco, que possam participar das Santas Missas transmitidas pela TV ou Web. Tudo isso, voltamos a afirmar é para uma cultura da vida e para vencermos juntos este flagelo que é o coronavirus. Sem diminuir em nada a nossa fé, mas alimento com a caridade, pois uma fé sem obras é uma fé morta.

Rádio Itaperuna 96.9 FM com Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*