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Correios adotam novas medidas para enfrentamento ao coronavírus

Estão suspensos os serviços premium, Marketing Direto e Telegrama. Os trabalhadores estão sendo orientados quanto aos cuidados básicos de higiene.

Os Correios permanecem acompanhando e seguindo as orientações governamentais do Ministério da Saúde – Foto: Divulgação

Para reduzir os impactos da pandemia de coronavírus em seus funcionários e no atendimento à população, os Correios adotaram novas medidas preventivas. Desde essa sexta-feira (20), a empresa passou a realizar a entrega e a coleta de malotes simultaneamente em única visita diária, para melhor aproveitamento da força de trabalho disponível na distribuição e diminuição da frequência de contato com os clientes.

A empresa também suspendeu, temporariamente, a assinatura do destinatário na entrega de objetos postais e está reforçando a importância de os trabalhadores seguirem as orientações de prevenção, bem como de agirem com o respeito, a cautela e a empatia que a situação exige, tanto no ambiente de trabalho quanto no relacionamento com os clientes.

Entre as medidas para conter a disseminação da Covid-19 já adotadas pela estatal, destacam-se:

— Envio de orientação a todos os trabalhadores quanto aos cuidados básicos de higiene, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde;
— Disponibilização de álcool gel 70% em locais próximos às estações de trabalho;
— Intensificação de procedimentos de higienização e limpeza do ambiente e equipamentos;
— Havendo suspeita de contaminação, o afastamento imediato do trabalho de funcionários que apresentem algum sintoma da doença e das pessoas que tiveram contato direto com eles;
— Afastamento por até 15 dias, a contar do regresso ao Brasil, de trabalhadores que estiveram nos últimos 15 dias em viagem ao exterior, institucional ou particular, ou que tiveram convívio com pessoas infectadas;
— Realização de trabalho remoto por funcionários classificados em grupos de risco ou com residentes em grupo de risco;
— Divisão do efetivo administrativo em turnos, estabelecendo horários alternativos para entrada, saída e intervalo para refeição, com objetivo de evitar aglomeração nos ambientes de uso comum e em horários de pico de transporte público;
— Criação de um canal para comunicação direta dos funcionários com a Presidência da empresa. Durante esse período de alerta, o e-mail será usado para sanar dúvidas, relatar ocorrências e sugerir melhorias a respeito da Covid-19 e suas implicações nos Correios;
— Orientação para que os trabalhadores não participem de reuniões, eventos e encontros externos.

Funcionamento das agências — Sobre as rotinas de atendimento, os Correios informam que estão em contato com os governos estaduais e municipais para que suas unidades não sejam incluídas em decretos de restrição de funcionamento. Esta mediação visa a garantir o acesso da população aos serviços postais.

A empresa informa ainda que estão suspensos os serviços premium, Marketing Direto e Telegrama, bem como o pagamento de indenizações por atraso para todos os serviços nacionais e internacionais, por motivo de força maior.

Os Correios permanecem acompanhando e seguindo as orientações governamentais do Ministério da Saúde. Havendo novo direcionamento, a estatal ajustará de imediato as medidas preventivas e procedimentos e fará a devida divulgação ao público. Os Correios colocam-se à disposição pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), ou pelo site da empresa.

Rádio Itaperuna 96.9 FM

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