Home / Destaque / Coronavírus ou gripe? Sinais são parecidos e só teste indica o que você tem

Coronavírus ou gripe? Sinais são parecidos e só teste indica o que você tem

De acordo com Luciana Costa, diretora adjunta do Instituto de Microbiologia da UFRJ, não tem como diferenciar as doenças apenas analisando os sintomas. “Os sinais são muito parecidos. Para saber, só fazendo o teste”.

“Não tem como diferenciar as doenças apenas analisando os sintomas” – Foto: AgR3

Com a disseminação do novo coronavírus no Brasil se intensificando às vésperas do outono, aumentaram as dúvidas sobre os sintomas da doença covid-19, que, na maioria dos casos, são semelhantes aos de uma gripe comum.

É importante avisar profissionais da saúde e evitar o contato com outras pessoas se você apresenta sintomas do novo coronavírus para impedir a transmissão. Mas como saber se seu quadro é mesmo causado pela covid-19 e não se trata de um resfriado ou gripe comum?

De acordo com Luciana Costa, diretora adjunta do Instituto de Microbiologia da UFRJ e do Laboratório de Genética e Imunologia das Infecções Virais, não tem como diferenciar as doenças apenas analisando os sintomas. “Os sinais são muito parecidos. Para saber, só fazendo o teste”

A OMS (Organização Mundial de Saúde), Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (National Institute of Allergy and Infectious Diseases) e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention), apontam, no gráfico abaixo, as diferenças sutis dos sintomas de cada doença:

Rádio Itaperuna 96.9 FM – Fonte: OUL

DEIXE UMA RESPOSTA

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*