Home / Acidentes / Homem é detido por embriaguez ao volante ao bater em poste em Itaperuna

Homem é detido por embriaguez ao volante ao bater em poste em Itaperuna

Um homem de 38 anos foi detido no início da tarde deste domingo (29), minutos depois de perder o controle de um automóvel GM Prisma e bater contra um poste de iluminação pública na Rua Vinhosa, em Itaperuna. Sem ferimentos e mesmo com o carro avariado, ele saiu do local, mas acabou sendo localizado no bairro São Matheus e levado para a delegacia do município. Depois de ser submetido a exame de alcoolemia no IML, o motorista foi autuado em flagrante ao ter confirmada a alteração de suas capacidades psicomotoras, devido ao uso de bebida alcoólica.

A lei diz que dirigir embriagado é crime em alguns casos e infração administrativa em outros.

Além de todas as leis acessórias que tratam a questão, há duas normas principais no que diz respeito à direção sob efeito do álcool, no Código Brasileiro de Trânsito, que são os artigos 165 e 306 deste documento.

O primeiro trata da infração administrativa que é dirigir sob influência de álcool ou outras substâncias psicoativas e é definida como uma infração gravíssima.

Este artigo define uma medida administrativa, que – além das multas aplicadas e a suspensão da habilitação – é a retenção do carro do condutor até que este esteja habilitado ou que apareça um condutor em condições de assumir o volante em seu socorro.

Já o artigo 306, que consta no capítulo onde se estabelecem os crimes de trânsito, define uma infração penal passível de detenção entre seis meses e três anos para os motoristas que estejam dirigindo com mais de seis decigramas de álcool por litro de sangue.

Da redação da Rádio Itaperuna 96 FM

DEIXE UMA RESPOSTA

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*