Home / Destaque / Campos e São Fidélis têm grávidas com suspeita de zika vírus

Campos e São Fidélis têm grávidas com suspeita de zika vírus

Três grávidas estão com suspeita de terem contraído o zika vírus – duas em Campos e uma em São Fidélis. As gestantes foram atendidas no Centro de Referência de Doenças Imunoinfecciosas (CRDI) e liberadas em seguida. O material coletado – que vai confirmar ou não a doença – já foi enviado para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Os bairros de origem destas gestantes somente serão revelados após a divulgação do resultado dos exames, que deve sair em quinze dias.

Além desses, outros seis casos também suspeitos em pacientes não gestantes estão sob análise na Fiocruz. A Secretaria de Saúde informou, ainda, que Campos já registrou três casos de chikungunya, dois deles importados da Bahia e um de Pernambuco. A doença, assim como o zika e a dengue, é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Segundo o balanço divulgado pela Secretaria de Saúde de Campos, na manhã desta sexta-feira (4), o município tem 3.467 casos de dengue confirmados somente esse ano. “Todos esses pacientes estão em acompanhamento”, informou a assessoria de Comunicação.

De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, toda cidade que tem o mosquito Aedes aegypiti apresenta o risco de ter transmissão do vírus zika e do chikungunya. “É importante o combate ao mosquito. Essa sim é a única forma de evitar todas as doenças que esse mosquito transmite”.

Já o diretor do CRDI, Luiz José de Souza, faz um alerta às grávidas ou mulheres que desejam engravidar. “No Nordeste, existem mais de 800 casos de microcefalia que podem estar relacionados com o zika. Todos os casos suspeitos no Brasil estão em estudo. Não existe vacina ainda. Portanto, o momento é de precaução e autoproteção. Eu aconselho evitar a gravidez, esperar a evolução destes estudos. É importante também que a gestante faça sempre o pré-natal adequado desde o início da gravidez e use repelente indicado pelo obstetra”.

Fonte: Terceira Via

DEIXE UMA RESPOSTA

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*