Home / Geral / Crianças devem sentar menos e brincar mais, diz OMS

Crianças devem sentar menos e brincar mais, diz OMS

As crianças devem sentar menos e brincar mais para poder crescer saudáveis. Essa é a orientação mais recente da Organização Mundial da Saúde.

De acordo com a OMS, quase um quarto dos adultos e 80% dos adolescentes não são suficientemente ativos fisicamente.

Por isso, segundo as novas diretrizes da Organização, as famílias devem aproveitar a primeira infância das crianças para adotar padrões de estilo de vida saudáveis.

As principais orientações são incentivar atividade física, reduzir o tempo de sedentarismo e garantir o sono de qualidade em crianças pequenas – o que melhora a saúde física e mental e ajuda a prevenir a obesidade infantil e outras doenças associadas ao sedentarismo que surgem com o passar dos anos.

Crianças com menos de um ano, por exemplo, devem brincar bastante no chão.

Para os que bebezinhos, que ainda não andam, a recomendação é ficar pelo menos 30 minutos em posição de bruços em diferentes períodos do dia enquanto estão acordados.

Já as crianças maiores devem gastar pelo menos 3 horas por dia brincando – e, quanto mais tempo, melhor.

Ainda segundo as mais recentes diretrizes da OMS, crianças com menos de 2 anos não devem ter contato com telas de TVs, celulares ou tablets e, até os 4, não devem ficar mais de uma hora diante desses dispositivos.

Na avaliação da OMS, a leitura e a contação de história, independentemente da idade da criança, são opções melhores que as telas eletrônicas para os períodos de sedentarismo.

Da redação da Rádio Itaperuna 96.9 FM

DEIXE UMA RESPOSTA

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*