Home / Destaque / Senador Eduardo Lopes quer criação de plano de saúde público e prioridade na saúde bucal

Senador Eduardo Lopes quer criação de plano de saúde público e prioridade na saúde bucal

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Em pronunciamento na tribuna do Senado Federal, o senador Eduardo Lopes defendeu duas propostas de sua autoria que tem por objetivo garantir aos cidadãos assistência à saúde.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 20/2017 trate da criação de um plano público, financiado em parte pelo governo e a outra pelo usuário, com cobertura de serviços de saúde prestados por instituições e profissionais da rede privada. Segundo Lopes, o plano deverá oferecer cobertura ambulatorial ampla, de alcance nacional, nas áreas médica, odontológica e psicológica, com profissionais remunerados de acordo com tabela atualizada e expedida pelos respectivos conselhos profissionais. A proposta tem por finalidade desafogar o Sistema Único de Saúde (SUS) e tornar efetivo o direito à saúde. “É uma ideia a ser discutida e aprimorada pelo Congresso Nacional. O que não podemos é ficar à margem de um sistema de saúde falido, que não atende à população brasileira com eficiência e celeridade”, destacou o senador.

Já o Projeto de Lei do Senado (PLS) 193/2017 visa dar maior atenção à saúde bucal no âmbito do SUS e prioriza a assistência odontológica para pacientes internados, portadores de condições clínicas especiais e pessoas com deficiência. Na opinião do senador, embora a saúde bucal esteja incluída no SUS, essa área tem sido deixada à margem do sistema público de saúde nas últimas décadas. “O cuidado com a saúde bucal deve ser entendido como um dos componentes basilares da atenção integral à saúde”, defendeu o parlamentar.

Por Ascom Bsb – Senador Eduardo Lopes – com foto de Agência Senado

DEIXE UMA RESPOSTA

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*