Home / Destaque / Faltam poucos dias para o encerramento da Campanha de Vacinação Contra a Gripe

Faltam poucos dias para o encerramento da Campanha de Vacinação Contra a Gripe

As doses da vacina continuam disponíveis até o final da campanha em Itaperuna

Faltando poucos dias para o fim, a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza causador da gripe atingiu apenas 30% da meta para o Estado do Rio de Janeiro. Segundo o médico da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da SES, Alexandre Chieppe, a baixa procura se justifica porque muitas pessoas subestimam o perigo da doença.

Até o dia 7 deste mês, foram confirmadas 24 mortes dos 263 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) notificados nos postos fluminenses em 2018.

Em Itaperuna o dia D da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que aconteceu no último sábado, atingiu 71% dos grupos prioritários. As 21 unidades de saúde distribuídas pelo município, inclusive as da zona rural, intensificaram suas ações e vacinaram 18.260 pessoas do público alvo. A meta é que alcançar cerca de 25.700 pessoas, ou seja, 90% dos grupos prioritários.

As doses da vacina continuam disponíveis até o final da campanha em todas nas Unidades Básicas de Saúde do município dos bairros Aeroporto, Boa fortuna, Costa e Silva (Loteamento Bedim), comunidade do Horto Florestal no Centro, São Francisco, São Mateus, Surubi, nos distritos de Boa ventura, Raposo, Retiro, Venâncio, além do Centro de Saúde Dr. Raul Travassos. Já as crianças de 6 meses a menores de 5 anos receberão a vacina na UAP – Unidade Ambulatorial Pediátrica.

PÚBLICO ALVO DA CAMPANHA
Pessoas com 60 anos ou mais;
Crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade;
Gestantes;
Puérperas (até 45 dias após o parto);
Trabalhadores de Saúde;
Professores das escolas públicas e privadas que atuam em sala de aula (com alguma identificação profissional ou da escola);
Povos Indígenas;
População Privada de Liberdade e Funcionários do Sistema Prisional;
Pessoas Portadoras de Doenças Crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade.

Atenção: para os Portadores de Doenças Crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, para comprovar a indicação será aceita receita médica com motivo da indicação da vacina e receita médica dos medicamentos em uso.

O QUE É E COMO É ADMINISTRADA A VACINA
A vacina influenza A vacina de influenza é constituída por vírus inativados, fracionados e purificados, portanto não contêm vírus vivos e não causam a doença.
A vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada) é administrada por via intramuscular.

CONTRAINDICAÇÕES
A vacina é contraindicada para pessoas febre e com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina como o ovo, por exemplo.

Da redação da Rádio Itaperuna 96 FM

DEIXE UMA RESPOSTA

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*