Home / Destaque / 29º BPM e Hospital São José do Avaí realizam campanha de doação de sangue em Itaperuna

29º BPM e Hospital São José do Avaí realizam campanha de doação de sangue em Itaperuna

Foi encerrada nesta terça-feira (28), às 16h, a campanha de doação de sangue “Todos pela Vida”. A iniciativa começou pela manhã e foi uma realização do 29º Batalhão de Polícia Militar em parceria com o Hospital São José do Avaí.

O objetivo principal foi focar na manutenção do estoque de sangue no hospital e conscientizar a população da necessidade de doação regular. Uma tenda foi montada em frente ao Colégio Estadual 10 de Maio. Durante os trabalhos pessoas de todas as idades compareceram no espaço e foram orientadas sobre a importação da ação.

“Nós queremos conscientizar, mostrar a importância da doação. Nunca se sabe para quem vai esse sangue, pode ser que amanhã, seja uma pessoa da sua família. É uma corrente do bem, um puxa o outro. É uma multiplicação de vidas”, garante o coronel Marco Aurélio C. G. Vollmer, comandante do 29º Batalhão de Polícia Militar.

Para ser doador, é preciso ter entre 18 e 60 anos, pesar 50 quilos ou mais, ter boa saúde e não estar em jejum. Caso o doador tenha almoçado, a doação deve ser feita após três horas. O intervalo para doação é de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres. Os voluntários devem apresentar um documento de identidade com foto.

O sangue doado é reposto facilmente pelo organismo, e o ato de solidariedade não “afina” nem “engrossa” o sangue. Em cada coleta é preenchida uma bolsa com capacidade de 450ml, o que representa menos de 10% do total de sangue de uma pessoa.Cada bolsa pode salvar até três vidas, porque as hemácias, plaquetas e o plasma, componentes do sangue, podem ser aproveitados de acordo com a necessidade do paciente.

Antes de doar, os voluntários preenchem um cadastro com informações básicas e respondem a um questionário. Em seguida, os possíveis doadores passam por uma triagem, que serve para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura. Para doar em Itaperuna basta ir até o Banco de Sangue do Hospital São José do Avaí, que fica na Rua Cel Luiz Ferraz, 397, Centro. Maiores informações pelo telefone: (22) 3824-9200.

Da redação da Rádio Itaperuna com informações de Jorge Luiz

DEIXE UMA RESPOSTA

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*