Home / Geral / Instituto Butantan começa a recrutar voluntários para testar vacina contra coronavírus

Instituto Butantan começa a recrutar voluntários para testar vacina contra coronavírus

Seis pacientes realizaram o exame para Covid-19 – Foto: AgR3

A vacina está sendo desenvolvida por um laboratório chinês, o Sinovac, e no Brasil a pesquisa é coordenada pelo Butantan. 12 centros de pesquisa em todo o país vão acompanhar 9 mil voluntários que vão ser recrutados para participar da fase 3 do estudo, que avalia a eficácia na prevenção de casos de Covid-19.

Para isso, metade dos voluntários vai tomar a vacina e a outra metade vai tomar um placebo, um produto que se parece com a vacina, mas que não tem o princípio ativo.

Se funcionar e o número de infecções pelo coronavírus entre as pessoas que tomaram a vacina for menor que entre as que usaram o placebo, em setembro já vai ser possível contar com 60 milhões de doses do produto, como explicou o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.

O acordo firmado também prevê a transferência de tecnologia para a produção no Brasil. Segundo Dimas Covas, a previsão é de que, em 10 meses, o Instituto Butantan já esteja pronto para produzir até 100 milhões de doses.

Essa não é a única vacina sendo testada no país. No Rio de Janeiro, a Fiocruz coordena os testes de uma vacina que está sendo desenvolvida pela universidade britânica Oxford.

Rádio Itaperuna 96.9 FM

DEIXE UMA RESPOSTA

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*