Itaperuna

Falta de funcionários e atrasos nos pagamentos levam ao fechamento do IML de Itaperuna

Itaperuna 08/06/2023/ 22:40:20
Falta de funcionários e atrasos nos pagamentos levam ao fechamento do IML de Itaperuna

O Instituto Médico Legal (IML) de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, enfrenta problemas de falta de funcionários e atrasos nos pagamentos, o que levou ao fechamento temporário da unidade. A situação afeta diretamente os familiares de vítimas de mortes violentas, que necessitam dos exames necroscópicos realizados no IML antes de liberarem os corpos para sepultamento. 

Em nota, a Prefeitura de Itaperuna informou que “o serviço é de competência do governo do Estado do Rio de Janeiro” e que “custeou o mesmo até o momento para atender a população local e, assim, evitar que os corpos fossem encaminhados para necrópsia e liberação nas cidades de Santo Antônio de Pádua ou Campos dos Goytacazes”. O Município garantiu, ainda que “está trabalhando para resolver a situação o mais breve possível” e que “já havia informado ao Estado que não teria condições de continuar com mais esses gastos e, pelo não cumprimento do acordo, está buscando uma nova solução”.

Também por meio de nota, a Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro afirmou que “que se trata de uma situação pontual e que será solucionada com a nomeação dos candidatos aprovados nos últimos concursos em andamento, e convocados para os cursos de formação na Acadepol. São 87 vagas para o cargo de perito legista, 38 para perito criminal, 100 para técnico de necropsia e 100 vagas para auxiliar de necropsia”.

Outras Notícias