Itaperuna

Estudantes da rede municipal de ensino de Itaperuna realizam provas da 2ª etapa da OBMEP

Itaperuna 10/10/2023/ 07:21:03
Estudantes da rede municipal de ensino de Itaperuna realizam provas da 2ª etapa da OBMEP

No último sábado (07), os estudantes das Escolas Municipais de Itaperuna mostraram todo o seu talento matemático ao participarem da segunda fase da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A prova foi realizada no Colégio 10 de maio e contou com a participação de jovens promissores ansiosos para demonstrar suas habilidades em matemática.

Nesta etapa da competição, os alunos foram desafiados com seis questões discursivas, que testaram não apenas o conhecimento teórico, mas também a capacidade de raciocínio lógico e resolução de problemas complexos. Com um tempo de três horas para completar as questões, os estudantes demonstraram concentração e dedicação para enfrentar o desafio.

Uma das estrelas da Obmep em Itaperuna é o jovem Daniel Ribeiro Faria, aluno da Escola Municipal Henriett Morineau. Em 2021, Daniel alcançou uma conquista notável ao receber a medalha de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Sua dedicação e habilidade matemática são um orgulho não apenas para sua escola, mas para toda a comunidade educacional de Itaperuna.

Durante a prova, conversamos com um dos alunos que participaram da segunda fase da Obmep. João Pedro, aluno da Escola Municipal Sítio São Benedito, compartilhou sua experiência. “Foi um desafio e tanto, mas, ao mesmo tempo, uma experiência incrível. A matemática nos ensina a resolver problemas, e a Obmep nos permite testar nossas habilidades. Espero que todos nós tenhamos ido bem!”

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma iniciativa que visa incentivar o estudo da matemática entre os estudantes da rede pública, identificar talentos na área e promover a formação de jovens com habilidades excepcionais em matemática. Os resultados da segunda fase da Obmep serão divulgados no dia 20 de dezembro de 2023, segundo o edital oficial, e os alunos de Itaperuna aguardam com expectativa para ver os frutos de seu esforço e dedicação.

A OBMEP

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a olimpíada de nível nacional tem como objetivo estimular o estudo da matemática e incentivar os estudantes a praticarem os conhecimentos adquiridos na área, identificando jovens talentosos e promovendo a inclusão social por meio da educação. Além disso, como forma de incentivo, a OBMEP premia alguns alunos com medalhas de ouro, prata ou bronze a partir da realização das provas. Em 2023, serão distribuídas mais de 8 mil medalhas nacionais e mais de 20 mil regionais.

A olimpíada também conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Mais informações sobre a OBMEP e acesso a simulados e provas dos anos anteriores em: http://www.obmep.org.br.

Comunicação SEMED

Outras Notícias