Informe 96

Estado do Rio Mantém Decreto de Epidemia para Dengue

Informe 96 30/03/2024/ 10:11:18
 Estado do Rio Mantém Decreto de Epidemia para Dengue

O decreto que classifica como epidemia a evolução de casos de dengue no estado do Rio de Janeiro foi mantido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ).

Em nota, a secretaria esclareceu que, apesar da autonomia dos municípios para declarar e revogar decretos de epidemia em seus territórios, os parâmetros epidemiológicos do estado ainda indicam alto número de casos e taxa de incidência da doença.

Segundo a SES-RJ, a taxa de dengue no estado está acima de mil casos por 100 mil habitantes na maioria das cidades fluminenses, configurando o nível 3 de risco, o mais alto na escala que configura Emergência em Saúde Pública.

A secretaria alerta que o estado do Rio apresenta um excesso de casos dez vezes acima do limite máximo esperado para esta época do ano.

A medida visa manter as ações de combate à dengue em todo o estado, incluindo campanhas de conscientização, mutirões de limpeza e ações de controle do vetor.

A SES-RJ reforça a importância da colaboração da população para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Ações como eliminar água parada de qualquer recipiente, manter calhas e ralos limpos e usar repelentes são essenciais para prevenir as doenças.

Da redação da 96,9 FM -  Foto: Agência Brasil


Outras Notícias