Informe 96

Governo descarta retorno do horário de verão em 2024

Informe 96 16/10/2024/ 16:08:14
Governo descarta retorno do horário de verão em 2024

Ministro de Minas e Energia afirma que decisão será reavaliada para possível retomada a partir de 2025.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, descartou nesta quarta-feira (16) a possibilidade de retomada do horário de verão ainda em 2024. A medida será reavaliada nos próximos meses, com a possibilidade de retorno em 2025, caso seja necessário.

A decisão contraria a recomendação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que em setembro sugeriu a volta do horário de verão como forma de otimizar o consumo de energia. 

No entanto, o Ministério de Minas e Energia considerou a melhora nas condições climáticas e o aumento no nível dos reservatórios das hidrelétricas, o que tornou desnecessário o adiantamento dos relógios neste ano.

Segundo Alexandre Silveira, a retomada do horário de verão depende de um acompanhamento contínuo das condições do setor elétrico e da demanda por energia. O ministro ressaltou que o governo está monitorando o cenário de chuvas e reservatórios para garantir a estabilidade do fornecimento de energia no país.

A possível volta do horário de verão será reavaliada pelo governo em 2025, de acordo com a situação energética do país. Enquanto isso, o Ministério de Minas e Energia continuará monitorando o cenário, garantindo que medidas apropriadas sejam tomadas para a preservação do sistema elétrico.

Outras Notícias