Itaperuna e Campos têm saída de Páscoa
Medida beneficia 200 detentos do regime semiaberto em unidades prisionais do Norte e Noroeste Fluminense.
- A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) autorizou a saída temporária de 1.639 detentos em todo o estado do Rio de Janeiro para o período da Páscoa. Nas regiões Norte e Noroeste Fluminense, 200 internos de unidades prisionais localizadas em Itaperuna e Campos dos Goytacazes foram beneficiados pela medida, que visa a ressocialização prevista em lei.
O benefício teve início no dia 17 e termina na próxima segunda-feira (23), data em que os detentos devem se reapresentar em suas respectivas unidades até as 22h. Estão incluídos presos do regime semiaberto do Presídio Norberto Ferreira de Moraes, em Itaperuna, além das unidades Carlos Tinoco da Fonseca, Dalton Crespo de Castro e Nilza da Silva Santos, em Campos.
O histórico de evasão preocupa as autoridades, dado que, no último Natal, 19 dos 198 beneficiados na região não retornaram no prazo estabelecido. Quem não se reapresentar no horário determinado perde o direito ao regime semiaberto, responde por falta grave e passa a ser considerado foragido da Justiça, prejudicando a progressão de pena.
A Seap e as forças de segurança monitoram o período para garantir o cumprimento das normas e a manutenção da ordem. O retorno dos detentos é acompanhado de perto pela administração penitenciária, sendo um critério fundamental para a continuidade dos benefícios previstos na Lei de Execução Penal.
Da redação da 96,9 FM