Home / Geral / Corpo de Bombeiros cria sistema de captação da água da chuva

Corpo de Bombeiros cria sistema de captação da água da chuva

Novidade é uma solução sustentável e econômica. A água captada é usada para fins diversos, entre eles, a limpeza das viaturas, dos equipamentos e do pátio da unidade

Um projeto de sustentabilidade desenvolvido por militares do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) vai gerar benefícios ao meio ambiente e economia para a corporação. O Quartel de Petrópolis (15º GBM) implementou um sistema de captação de águas pluviais que canaliza a água da chuva, por meio de calhas, a um reservatório montado pelos bombeiros.
A água captada é usada para fins diversos, entre eles, a limpeza das viaturas, dos equipamentos e do pátio da unidade.

– A implantação gera uma imediata economia de recursos financeiros e naturais. Outra vantagem indireta é a prevenção contra alagamentos, uma vez que o método reduz significativamente o volume de água que escoa para as ruas – explicou o capitão Edson Jesus, idealizador do projeto.

O reservatório da unidade tem capacidade para 3 mil litros. O método adotado permite o acondicionamento da água da chuva de forma natural, sem nenhum gasto energético. O transporte da água ocorre por meio da gravidade.

– A iniciativa faz desta unidade um exemplo de economia e sustentabilidade. Estamos alinhados com as medidas tomadas pelo Comando-Geral do CBMERJ, por meio do Plano de Metas, em relação à situação hidrológica do país – afirmou o tenente-coronel Ramon Camilo, comandante do 15º GBM.

O próximo passo do projeto é ampliar a capacidade de armazenamento dos reservatórios para, futuramente, utilizar a água da chuva em ações de extinção de incêndios.

Da redação da Rádio Itaperuna 96 FM – Fonte: CBMERJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*