Home / Destaque / Comissão da Alerj realiza fórum e cobra repasses para a Saúde

Comissão da Alerj realiza fórum e cobra repasses para a Saúde

 A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), presidida pelo deputado estadual Jair Bittencourt, realizou nesta semana o Fórum Rio Saúde em Alerta: Realidade, propostas e perspectivas. O evento foi resultado de uma parceria com a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (FEHERJ) e com a Associação de Hospitais do Estado do Rio de Janeiro (AHERJ).

Entre as solicitações feitas ao Governo do Estado, a Comissão de Saúde pediu a apresentação de um cronograma real para os repasses feitos ao setor, pois estes vêm sendo realizados de forma irregular.

O deputado estadual Jair Bittencourt cobrou planejamento à Secretaria de Saúde. “O caos está se instalando e, em grande parte, isso ocorre como consequência da falta de uma melhor preparação para lidar com a realidade. O atendimento à população está piorando a cada dia. É preciso que as secretarias de Fazenda e Planejamento também se comprometam em colaborar nessa organização” declarou o deputado.

O vice-presidente da FEHERJ, Marcus Quintella, defendeu a assiduidade dos repasses. “Tanto capital quanto municípios estão passando por grandes dificuldades. Os hospitais de referência estão com aumento de demanda e diminuição de recursos. É preciso que se estabeleça um plano de ação para contornar a situação”, cobrou Quintella.

O secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira, reconheceu as dificuldades e ressaltou a importância de que os repasses federais também sejam feitos. Quanto à reorganização das contas, o secretário afirmou que é preciso buscar o melhor, levando em consideração a realidade que o Estado enfrenta. E completou: “Para sobreviver a este momento, precisamos de bom senso e parcerias, tanto no setor público, quanto no privado”.

O evento contou com a presença de lideranças de diversas unidades de saúde, que tiveram uma oportunidade de dialogar com o Governo na busca por melhorias reais para a saúde pública no Estado. “O salto de um encontro como esse é sempre positivo. Estamos cumprindo nossa função como Comissão, que é fiscalizar, propor soluções, acompanhar como está sendo feito o atendimento e a aplicação dos recursos”, explica Jair Bittencourt.

Fórum Rio Saúde  (2) Fórum Rio Saúde  (3) Fórum Rio Saúde  (5)

Assessoria de Comunicação do Deputado Estadual Jair Bittencourt

DEIXE UMA RESPOSTA

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*