Home / Destaque / Deputado Jair Bittencourt participa de inauguração de Laboratório de Biotecnologia da Reprodução

Deputado Jair Bittencourt participa de inauguração de Laboratório de Biotecnologia da Reprodução


O deputado estadual Jair Bittencourt esteve presente para a inauguração do Laboratório de Biotecnologia de Reprodução da Pesagro-Rio, empresa pública vinculada à secretaria estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento. Os criadores da região Noroeste passam a ter acesso a novas tecnologias para o melhoramento genético de seus rebanhos com inauguração de laboratório da Pesagro-Rio em centro de pesquisa de Itaocara-RJ.

O laboratório de Itaocara permitirá avaliar a qualidade dos embriões produzidos na Fazenda Santa Mônica realizando uma triagem antes do processo de transferência para vacas receptoras do centro de pesquisa de Itaocara, garantindo a eficiência do processo e a qualidade dos animais gerados.

O deputado estadual, Jair Bittencourt declarou em seu discurso a nova fase para a região com essa novidade. “Com o Laboratório de Biotecnologia da Reprodução, o Noroeste entra em uma nova etapa de sua vida, visto que é a maior bacia leiteira do Estado. Portanto, os criadores terão próximo a esse centro da atividade da agropecuária, que é a região, um local para desenvolvimento de pesquisas avançadas para melhoramento do rebanho, consequentemente, terão o gado e leite de alta qualidade”, analisou Jair Bittencourt.

Criadores da região, associados da cooperativa local, serão beneficiados, também, com uma nova ação dos pesquisadores da Pesagro, que farão a aspiração de oócitos das melhores vacas de seus rebanhos que serão levados ao laboratório de Valença. Ali, serão produzidos embriões por fertilização in vitro (FIV) que, posteriormente, serão transferidos a receptoras dos próprios criadores, possibilitando a geração de animais com padrão genético superior e, consequentemente, aumento da produtividade e da qualidade do leite produzido. A região Noroeste, caracterizada por pequenos produtores, é a segunda maior bacia leiteira do estado, tendo, no município de Itaperuna, o seu maior produtor.

O secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Alex Grillo, que estava assumindo a pasta no mesmo dia da inauguração (6/04), em lugar de Jair Bittencourt, porém, Alex já era sub-secretário e vinha acompanhando todos os trabalhos. “Estou assumindo a secretaria estadual de Agricultura para dar continuidade a todo esse avanço que a agricultura do Estado teve nos últimos vinte anos. Começo com muita satisfação participando da inauguração do Laboratório de Biotecnologia de Reprodução da Pesagro-Rio, que é muito importante para a pecuária do Noroeste e do Estado”, afirmou o novo secretário estadual de Agricultura, Alex Grillo.

As atividades do novo laboratório integram o trabalho de pesquisa já realizado pela empresa em parceria com a Embrapa Gado de Leite, na Fazenda Santa Mônica, em Valença-RJ, no Laboratório de Reprodução Animal, que teve início em 2010 e, desde então, realizou 1.413 transferências de embriões, sendo produzidos 454 animais.

Integrando a inauguração do Laboratório de Biotecnologia da Reprodução, alunos do ensino médio de escolas públicas do município de Itaocara assistiram à aula da pesquisadora Raquel Serapião, da Pesagro-Rio, sobre o processo de Fertilização In Vitro.

Durante o evento, foi assinado convênio de cooperação técnica entre a Pesagro-Rio e a Jotagro Alimentos, com vistas ao melhoramento e manejo de pastagens, introdução e avaliação de forrageiras e manejo de novilhas, dentre outras tecnologias para o desenvolvimento da pecuária de leite e de corte. O acordo prevê, ainda, a reforma, ampliação e melhoria da infraestrutura de produção animal, dotando o centro de pesquisa de infraestrutura mais adequada, inclusive, para ações de apoio a programas prioritários do Governo, como o Rio Rural e o Rio Genética.

Estiveram presentes o Secretário de Estado de Agricultura, Alex Sandro Grillo; o Prefeito de Itaocara, Manuel Faria; o Presidente da Pesagro, Rafael Miranda, e os diretores Técnico e de Administração, Silvio Galvão e Mauro do Nascimento; a Presidente da Emater-Rio, Stella Romanos, funcionários e chefia do próprio centro e de outros centros de pesquisa da empresa, autoridades locais e produtores rurais.

Da redação da Rádio Itaperuna 96 FM com Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*