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Veja quais são os sintomas de estresse físico e emocional

Queda de cabelo, impaciência, tontura e dor de cabeça frequente são sintomas que podem indicar estresse. O estresse está ligado ao aumento dos níveis de cortisol na corrente sanguínea e este aumento além de afetar a mente pode levar às doenças físicas como alergias e tensão muscular, por exemplo.

Estes sintomas podem se manifestar em indivíduos de todas as idades, e apesar de ser mais frequente nos adultos também podem se manifestar em crianças e adolescentes quando são submetidos a problemas como bulling na escola, separação dos pais ou doenças graves na família.

Veja quais são os sintomas de estresse físico e emocional

Veja uma lista com os sintomas mais comuns:

Sintomas de estresse psicológico Sintomas físicos do estresse
Ansiedade, angústia, nervosismo, preocupação em excesso Problemas cardíacos e gastrointestinais
Irritação, medo, impaciência, tontura Facilidade em ficar doente
Problemas de concentração e de memória Alergias, asma, insônia
Desorganização, dificuldade em tomar decisões ​Tensão muscular, mãos frias e suadas
Cometer mais erros que o habitual, esquecimentos Dor de cabeça ou enxaqueca, problemas de pele
Sensação de perda do controle Queda de cabelo anormal

Caso sejam observados estes sintomas é importante identificar as causas do estresse para que elas sejam resolvidas, mas por vezes pode ser preciso procurar um médico clínico geral ou um psicólogo, para que ele possa indicar o tratamento adequado.

Como controlar o estresse e a ansiedade

O tratamento envolve a toma de chás calmantes como os de camomila, tília e valeriana.

Além disso, outra ótima dica para controlar o estresse e a ansiedade é evitar usar as redes sociais em excesso, pois em algumas situações podem acabar causando tristeza, solidão, inveja e sensação de insatisfação para com a vida.

Saber evitar o estresse e aprender a conviver com esse problema é uma das coisas mais importantes para uma boa recuperação e muitas vezes a melhor opção é mesmo procurar um psicólogo, para que ele ensine algumas técnicas que ajudam a lidar com os problemas e a vencer o estresse.

A alimentação durantes estes períodos de estresse e ansiedade também tem grande importancia, e por isso veja como ela pode ajudar:

Uma boa válvula de escape pode ser a prática regular de exercícios físicos, como a corrida, lutas marciais ou dança, porque isto distrai a mente e libera endorfinas na corrente sanguínea, promovendo o bem-estar.

Da redação da Rádio Itaperuna 96 FM – Tua Saúde

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