Home / Utilidade Pública / Vacinação contra aftosa termina dia 30 de novembro

Vacinação contra aftosa termina dia 30 de novembro

Até o dia 30 de novembro próximo o produtor rural fluminense tem mais uma etapa de vacinação contra a Febre Aftosa para cumprir em todo o Estado. Neste período, devem ser vacinados todos os bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade. O Estado do Rio de Janeiro está há 21 anos sem o registro da doença em seu rebanho, com o status de área livre de Aftosa, com vacinação.

Após a imunização dos animais é obrigatória a apresentação da Declaração de Vacinação em um dos Núcleos de Defesa Agropecuária ou Postos Municipais no local da propriedade. O lançamento do documento também poderá ser feito, pelo próprio produtor, através da internet, diretamente no Sistema de Integração Agropecuária – Siapec, na página da secretaria estadual de Agricultura www.agricultura.rj.gov.br.

Paulo Henrique Moraes, superintendente de Defesa Agropecuária da secretaria estadual de Agricultura, lembra que na declaração deverão constar todos os bovídeos da propriedade – tanto os imunizados na etapa Novembro quanto os dispensados. Caso o produtor não possua animais na faixa etária de vacinação, também deverá comparecer a uma das unidades de defesa agropecuária para declarar seu rebanho.

– É imprescindível que o produtor rural faça a sua parte para que o Estado alcance os índices vacinais estabelecidos pelo Ministério da Agricultura e avance no plano de erradicação e prevenção da febre Aftosa – frisou. Ele destaca, que dentre as ações estratégicas está a retirada total da vacina no rebanho fluminense, composto por 2,5 milhões de cabeças, a partir de 2021, desde que cumpridas as etapas previstas.

Da redação da Rádio Itaperuna 96.9 FM com Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*