Informe 96

Morre a atriz Lolita Rodrigues, aos 94 anos, em João Pessoa

Informe 96 06/11/2023/ 06:56:33
Morre a atriz Lolita Rodrigues, aos 94 anos, em João Pessoa

Morreu na madrugada deste domingo, 5, a atriz Lolita Rodrigues, aos 94 anos, em João Pessoa, na Paraíba. Ela vivia na cidade desde 2015 com a filha. Lolita estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves após ser diagnosticada com uma pneumonia. Ela não resistiu e faleceu às 4h30, segundo o hospital. 

A filha da atriz, Silvia Rodrigues, confirmou o falecimento da mãe e disse que o corpo seria cremado neste domingo, 5. A cerimônia foi restrita à família e amigos próximos.

Trabalhos na televisão

Lolita Rodrigues, nome artístico de Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite, nasceu em Santos, no litoral de São Paulo, em 1929, e foi uma das pioneiras da televisão brasileira. Foi ela quem cantou o hino da TV brasileira no programa de estreia da TV Tupi em 18 de setembro de 1950. 

De família espanhola, Lolita teve a carreira marcada por personagens que falavam com sotaque castelhano. Em Sassaricando (1987), ela interpretou a espanhola Aldonza, mãe de Tancinha (Claudia Raia). Voltou a interpretar uma espanhola em Terra Nostra (1999), mais uma vez sendo mãe de Claudia Raia na ficção. Em seu último trabalho na TV, a artista interpretou Noêmia, avó de Luciana (Alinne Moraes), na novela Viver a Vida (2009).

Lolita tinha uma notória amizade com Hebe Camargo e Nair Bello. Em entrevista conjunta a Jô Soares, as três fizeram história, contando causos e caindo na gargalhada em vários momentos. As amigas de longa data só se separaram após o falecimento de Nair e Hebe, sendo Lolita a última ainda viva. 

Aposentada, eram raras as aparições públicas de Lolita. Uma delas foi quando a atriz prestigiou o lançamento de Flor do Caribe (2013), enquanto ainda morava no Sudeste. Se mudou para a Paraíba em julho de 2015, e decidiu passar a aposentadoria reclusa, na companhia da única filha, a médica Silvia Rodrigues, que trabalha e mora na capital paraibana. 

Fonte: Terra


Outras Notícias