Informe 96

Cambuci registra uma das mais altas temperaturas do país

Informe 96 15/11/2023/ 18:53:45
Cambuci registra uma das mais altas temperaturas do país

A onda de calor que afeta o país vem resultando em altíssimas temperaturas desde o final de semana. Nesta segunda, levantamento do Jornal O Globo, mostra que 43 cidades, em 10 estados, superaram a marca dos 40ºC, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O valor mais alto – 43,2ºC – foi registrado em Coxim (MS). Entre as mais quentes, está Cambuci, na Região Noroeste Fluminense, que bateu quase 41ºC. Alegre, no sul capixaba, os termômetros aferiram 41,6.

Quais estados foram mais afetados pela onda de calor?

Mato Grosso do Sul e Minas Gerais concentraram quase metade dos municípios que passaram dos 40ºC na segunda-feira. Dos 43 municípios, 18 ficam nos dois estados: nove em cada. Em seguida, os estados com as cidades mais quentes foram Piauí (seis), São Paulo (seis) e Bahia (quatro). Ainda houve registros no Mato Grosso, Rio, Ceará, Espírito Santo e Goiás.

De acordo com o Inmet, 1.413 municípios deverão ser afetados pela onda de calor. Dessas cidades, 1.138 estão com alerta vermelho de “grande perigo”, quando os moradores devem sentir os efeitos do calorão, em temperaturas 5 graus acima do habitual, por mais de cinco dias seguidos. Já o alerta laranja, de “perigo, foi dado para todo o Sudeste e regiões do Sul, Norte e Nordeste.

Oitava onda de calor do ano

O país vivencia a oitava onda de calor do ano. O calor extremo no Centro-Oeste e no Sudeste deve favorecer tempestades muito isoladas da tarde para a noite nas duas regiões com risco de chuva intensa e vendavais, alguns com potencial destrutivo localizado, ao longo da semana.

Fonte: O Globo

Outras Notícias