Itaperuna

Dengue: Itaperuna, Italva e Natividade em alerta

Itaperuna 03/01/2024/ 07:43:00
Dengue: Itaperuna, Italva e Natividade em alerta

O estado do Rio de Janeiro registrou, até terça-feira (26.12), 47.471 casos de dengue, com 2.790 internações e 28 óbitos. O número de casos é 27,5% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, e preocupa as autoridades sanitárias.

Na Região Noroeste, quase todos os municípios estão com transmissão acima do esperado no momento. Itaperuna, Natividade e Italva concentram o maior volume de casos, sendo que Natividade e Italva estão entre as cidades com maiores incidências do estado.

A incidência da dengue é medida pela quantidade de casos da doença registrados em um determinado local, a cada 100 mil habitantes. Em Natividade, a incidência é de 3.975 casos por 100 mil habitantes, e em Italva, é de 3.696 casos por 100 mil habitantes.

As autoridades sanitárias atribuem o aumento dos casos de dengue à combinação de fatores, como o clima quente e úmido, que favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença; o aumento da circulação de pessoas, devido às férias de fim de ano; e a falta de conscientização da população sobre a importância de medidas de prevenção, como a eliminação de criadouros do mosquito.

A população também pode contribuir para combater a dengue adotando medidas de prevenção, como:

- Manter quintais e jardins limpos, evitando acúmulo de água;

- Tampar caixas d'água, tambores e outros recipientes que possam acumular água;

Colocar telas em ralos e janelas;

- Manter limpos os bebedouros de animais;

- Eliminar pneus velhos, garrafas e outros objetos que possam acumular água.

A dengue é uma doença grave que pode levar à morte. Os sintomas da doença incluem febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele e vômitos.

Ascom


Outras Notícias