Informe 96

Cuidados para evitar afogamentos no verão

Informe 96 07/01/2024/ 09:37:40
Cuidados para evitar afogamentos no verão O verão é a época do ano em que as pessoas costumam frequentar mais piscinas, praias, rios e outros locais com água. É importante redobrar os cuidados para evitar afogamentos, que são a segunda causa de morte não intencional de crianças de 1 a 4 anos e a terceira de crianças de 5 a 9 anos no Brasil.

Segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), 15 pessoas morrem afogadas no Brasil diariamente. Mais de 70% das mortes ocorrem em água doce, como rios, lagos e represas.

A seguir, confira alguns cuidados importantes para evitar afogamentos no verão:

- Ensine segurança aquática às crianças desde cedo. O aprendizado de natação é fundamental para a prevenção de afogamentos. As crianças devem aprender a se manter na superfície da água, nadar para a borda da piscina ou praia e pedir ajuda em caso de necessidade.

- Supervise as crianças o tempo todo. Mesmo que as crianças saibam nadar, elas devem ser supervisionadas por um adulto responsável o tempo todo quando estiverem na água.

- Use colete salva-vidas em crianças e idosos. O colete salva-vidas é um equipamento de segurança essencial para crianças e idosos, que têm mais dificuldade de manter-se na superfície da água.

- Não nade sozinho. É sempre melhor nadar com um amigo ou familiar, pois em caso de emergência, uma pessoa pode ajudar a outra.

- Não se aventure em águas desconhecidas. Antes de entrar na água, observe a profundidade, a correnteza e as condições do local.

- Não beba álcool antes ou durante o banho de mar ou piscina. O álcool prejudica o julgamento e a coordenação motora, aumentando o risco de afogamento.

- Não nade em locais com ondas fortes ou correnteza. Se estiver nessas condições, procure um local mais seguro.

Ao seguir esses cuidados, você pode ajudar a proteger sua família e amigos de acidentes graves.

Recomendações adicionais

Além dos cuidados listados acima, é importante também:

- Instalar barreiras de segurança em piscinas para evitar que crianças pequenas caiam na água sem supervisão.

- Manter as piscinas limpas e sem obstáculos, como brinquedos ou objetos que possam atrapalhar o nado.

- Instruir as crianças sobre os perigos de afogamento e como se proteger.

- Estar atento aos sinais de afogamento, como a pessoa perder o controle do corpo, não conseguir gritar por socorro ou ficar com a cabeça submersa por mais de 20 segundos.

Afogamentos são acidentes graves que podem ser evitados com cuidados simples. Ao seguir essas recomendações, você pode ajudar a garantir a segurança de sua família e amigos no verão.

Fonte: AR3
Outras Notícias