Itaperuna se destaca na geração de empregos no Noroeste Fluminense em 2023

O resultado positivo reforça a importância da indústria local para a economia da região e evidencia a necessidade de investimentos em infraestrutura, como a criação de um Distrito Industrial e a duplicação da BR-356, segundo o presidente da Firjan Noroeste, José Magno Vargas Hoffmann.
Em 2023, Itaperuna oscilou na geração de empregos, com saldos negativos em janeiro, julho, outubro e dezembro. No entanto, o saldo positivo anual demonstra a resiliência da economia local e a capacidade do município de atrair novos investimentos e gerar oportunidades para a população.
Outras cidades do Noroeste Fluminense que também se destacaram na geração de empregos foram Bom Jesus do Itabapoana (+310) e Santo Antônio de Pádua (+170). Em Bom Jesus, o grande setor de Serviços foi o que mais abriu vagas, seguido de Indústria e Construção. Já em Pádua, o destaque foi para a Indústria e Construção.
No Norte Fluminense, Macaé (+9.699), Campos (+4.151) e São João da Barra (+3.704) foram as cidades que mais geraram empregos em 2023. Nenhuma cidade da região fechou o ano com saldo negativo.
Em todo o estado do Rio, 85,6% das oportunidades de emprego em 2023 foram para trabalhadores com Ensino Médio. As vagas de nível superior representaram 6,8% do total e aquelas para quem tinha até o Ensino Fundamental completo atingiram 5,9%.
As dez classes econômicas que mais contrataram no estado do Rio em 2023 foram:
- Administração Pública em Geral (+11.987)
- Restaurantes e Outros Estabelecimentos de Serviços de Alimentação e Bebidas (+9.990)
- Serviços de Catering, Bufê e Outros Serviços de Comida Preparada (+6.914)
- Atividades de Apoio à Gestão de Saúde (+6.852)
- Limpeza em Prédios e em Domicílios (+5.308)
- Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo (+5.271)
- Construção de Edifícios (+4.578)
- Serviços de Engenharia (+4.484)
- Atividades de Apoio à Extração de Petróleo e Gás Natural (+3.715)
- Instalações Elétricas (+3.708)
Os dados da Firjan demonstram a importância da qualificação profissional para o mercado de trabalho. Investir em educação e treinamento é fundamental para que os trabalhadores possam aproveitar as oportunidades que surgem em diferentes setores da economia.
Foto: iStok