Julgamento de Cláudio Castro é suspenso após relator votar pela cassação
O julgamento dos processos que investigam abuso de poder econômico e político nas folhas secretas do Ceperj e da Uerj, no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), foi adiado nesta sexta-feira (17) após o voto do relator, desembargador Peterson Barroso Simão, pela cassação dos mandatos do governador Cláudio Castro, do vice-governador Thiago Pampolha e do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar.
O julgamento, que teve início por volta das 14h, foi suspenso após o pedido de vista do desembargador Marcello Granado. A nova sessão está marcada para a próxima quinta-feira (23). Na retomada dos trabalhos, os sete desembargadores da corte vão avaliar se seguem ou não o voto do relator, que apontou desvios no Ceperj e na Uerj ao longo do ano de 2022.
Além de Castro, também são julgados o vice-governador Thiago Pampolha (MDB), o presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (União Brasil), e mais dez réus.
Voto do relator:
O desembargador Peterson Barroso Simão votou pela cassação do mandato de Cláudio Castro, Thiago Pampolha e Rodrigo Bacellar. Simão também votou pela inelegibilidade de Castro e Bacellar pelo período de oito anos, a partir das eleições de 2022.
Próximos passos:
Com o pedido de vista, os demais desembargadores terão tempo para analisar as provas e os argumentos apresentados pelas partes. A decisão final sobre o caso deve ser tomada na próxima quinta-feira (23).
Da redação da 96,9 FM - Foto: Divulgação