Informe 96

ANEEL reduz bandeira vermelha para patamar 1 e reajuste pode ser menor

Informe 96 04/09/2024/ 21:03:36
ANEEL reduz bandeira vermelha para patamar 1 e reajuste pode ser menor

Alteração no Programa Mensal de Operação do ONS ajusta o valor da bandeira tarifária, impactando a cobrança de energia elétrica.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou nesta quarta-feira (4) a redução da bandeira tarifária vermelha para o patamar 1, após correções no Programa Mensal de Operação (PMO) feitas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). Com essa mudança, os consumidores pagarão R$ 4,463 para cada 100 quilowatt-hora consumidos. O reajuste pode aliviar o impacto nas contas de energia elétrica.

A decisão foi tomada após a avaliação da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que recalculou os dados do sistema e indicou a necessidade de reduzir o patamar da bandeira vermelha. A bandeira tarifária é um mecanismo que reflete os custos mais altos de geração de energia, sendo acionada em momentos de maior uso de usinas térmicas, que têm um custo mais elevado.

Além da redução do patamar, a diretoria da ANEEL informou que serão abertos processos de fiscalização para auditar os procedimentos adotados pelos agentes envolvidos na definição do PMO e no cálculo das bandeiras tarifárias. A medida visa garantir maior transparência e correção nos ajustes futuros.

No patamar 1 da bandeira vermelha, o valor de R$ 4,463 será cobrado por cada 100 quilowatt-hora consumidos, representando uma redução em relação ao patamar 2, que possui uma cobrança maior. Essa mudança pode aliviar as contas de energia elétrica dos consumidores, especialmente em um cenário de inflação alta e aumento dos custos gerais.


Outras Notícias