Informe 96

Polícia Federal deflagra operação de busca e apreensão contra deputado estadual Thiago Rangel

Informe 96 14/10/2024/ 11:02:58
Polícia Federal deflagra operação de busca e apreensão contra deputado estadual Thiago Rangel

A ação visa apurar crimes de organização criminosa, fraudes em licitações, corrupção ativa e passiva, peculato, lavagem de dinheiro, entre outros delitos.


Na manhã desta segunda-feira, 14 de outubro, a Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), deflagrou a Operação Postos de Midas. A ação visa apurar crimes de organização criminosa, fraudes em licitações, corrupção ativa e passiva, peculato, lavagem de dinheiro, entre outros delitos, envolvendo o deputado estadual Thiago Rangel, presidente da Comissão de Minas e Energia da Alerj.

A operação contou com mais de 60 policiais federais, servidores da Receita Federal e membros do MPRJ, que cumpriram 14 mandados de busca e apreensão em endereços residenciais, comerciais e prédios públicos em Campos dos Goytacazes, na Região dos Lagos, Região Metropolitana e na capital do Rio de Janeiro. Os mandados foram expedidos pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

As investigações começaram após a prisão em flagrante de um dos membros da organização criminosa, em 2022, por corrupção eleitoral. De acordo com a Polícia Federal, o esquema envolvia contratações diretas com dispensa fraudulenta de licitação para empresas ligadas ao parlamentar, resultando em sobrepreço e desvio de recursos públicos. Esses recursos foram supostamente lavados através de uma rede de postos de combustíveis.

O nome da operação faz referência ao Rei Midas, da mitologia grega, que transformava tudo o que tocava em ouro, simbolizando o crescimento exponencial do patrimônio de Thiago Rangel. Em 2022, ele declarou um patrimônio de quase R$ 2 milhões, com uma vasta rede de 18 postos de combustíveis e 12 empresas identificadas pela investigação.

Fonte: Agenda do Poder
Outras Notícias