Escolas estaduais do RJ serão pontos de apoio durante chuvas intensas
Medida integra Plano de Contingências para 2025 e visa oferecer abrigo e suporte à população afetada.
Com a chegada do período de chuvas intensas, as escolas estaduais do Rio de Janeiro serão preparadas para funcionar como pontos de apoio e abrigo, caso necessário. A ação, parte do Plano de Contingências para as Chuvas Intensas 2025, foi determinada pelo governador Cláudio Castro e coordenada pela Secretaria de Estado de Educação.
A rede estadual, composta por 1.233 unidades de ensino, estará de prontidão para abrir suas portas a qualquer hora do dia ou da noite. As escolas poderão abrigar desabrigados, servir como pontos de coleta e distribuição de donativos, além de serem bases para forças de segurança.
O plano tem como objetivo principal garantir a segurança dos moradores do entorno e da comunidade escolar durante emergências. Segundo a Secretaria de Educação, os gestores das unidades já estão sendo orientados sobre os procedimentos necessários para atuar em situações de crise.
“A estrutura das escolas estaduais é essencial para oferecer suporte em momentos de calamidade. Com esta iniciativa, reforçamos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar da população”, destacou um porta-voz do governo.
Além disso, o governo estadual incentiva a colaboração da população, com doações que podem ser entregues nas escolas designadas como pontos de apoio.
A preparação para o período de chuvas reflete a preocupação das autoridades com a proteção das comunidades vulneráveis. A integração entre o poder público e a sociedade será fundamental para minimizar os impactos das chuvas intensas no estado.
Da redação da 96,9 FM - Foto: Divulgação