Justiça Eleitoral cassa mandatos da prefeita e vice de Cardoso Moreira
Geane Vincler e Neriete Navarro são acusadas de compra de votos e perseguição política durante as eleições de 2024.
- A Justiça Eleitoral da 141ª Zona Eleitoral de Italva cassou os mandatos da prefeita reeleita de Cardoso Moreira, Geane Cordeiro Vincler (União), e de sua vice, Neriete Navarro Alves (PP), por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2024. A decisão, proferida pelo juiz Rodrigo Pinheiro Rebouças, atende a uma ação movida pela ex-candidata a vereadora Ângela Lúcia Quintanilha Campos Braga, que denunciou compra de votos e perseguição política.
De acordo com a sentença, Geane Vincler ofereceu dinheiro a eleitores em troca de apoio eleitoral e utilizou a máquina pública para intimidar adversários. Em um dos episódios relatados, a prefeita e aliados teriam oferecido R$ 800 a dois eleitores para que abandonassem a campanha de Ângela Campos e declarassem apoio à prefeita reeleita. O casal registrou a denúncia na Polícia Civil e na Polícia Federal, reforçando as acusações.
Além disso, a decisão judicial reconhece a perseguição sistemática sofrida por Ângela Campos durante o período eleitoral. A candidata relatou ter sido seguida por veículos ligados à administração municipal e abordada de forma intimidatória por um cabo eleitoral da prefeita, que se apresentou como policial. O tribunal também considerou que a máquina pública foi utilizada para monitorar e constranger adversários políticos, configurando abuso de poder.
Com a cassação dos mandatos, novas eleições poderão ser convocadas em Cardoso Moreira. A decisão ainda cabe recurso, mas representa um duro golpe para Geane Vincler e sua vice, que agora enfrentam a inelegibilidade por oito anos.
A população de Cardoso Moreira aguarda os próximos desdobramentos do caso, enquanto a Justiça Eleitoral reforça o compromisso com a transparência e a lisura do processo democrático.
Da redação da 96,9 FM