Nascidos em março já podem retirar o dinheiro do saque-aniversário

Prazo para saque termina em 30 de maio; confira como funciona e quem tem direito.
- Trabalhadores nascidos em março já podem sacar o dinheiro do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O prazo para retirada dos valores começou no dia 1º de março e termina em 30 de maio. A modalidade permite o saque de parte do saldo do FGTS uma vez por ano, no mês de aniversário do trabalhador.
O saque-aniversário é uma modalidade opcional, ou seja, o trabalhador precisa aderir a ela para poder sacar o dinheiro anualmente.
O valor do saque varia de acordo com o saldo disponível em cada conta do FGTS.
O saque pode ser feito por meio do aplicativo FGTS, disponível para download gratuito nas lojas virtuais.
A Caixa Econômica Federal é o agente operador do FGTS e disponibiliza em seu site oficial todas as informações necessárias sobre o saque-aniversário.
Quem tem direito:
Todos os trabalhadores com contas ativas ou inativas do FGTS podem optar pelo saque-aniversário.
É importante lembrar que, ao optar pelo saque-aniversário, o trabalhador perde o direito de sacar o saldo total do FGTS em caso de demissão sem justa causa,1 mas mantém o direito à multa rescisória.
O calendário de saques é definido pela Caixa Econômica Federal e varia de acordo com o mês de nascimento do trabalhador.
Para saber o calendário completo e detalhado, o trabalhador deve acessar o site ou aplicativo FGTS, ou entrar em contato com a Caixa Econômica Federal.
Quem preferir não aderir ao saque-aniversário continua com o direito de sacar o FGTS nas situações previstas em lei, como compra da casa própria, aposentadoria ou demissão sem justa causa.
O saque-aniversário é uma alternativa para quem precisa de dinheiro extra, mas é importante avaliar se a modalidade é adequada para a sua situação. Em caso de dúvidas, consulte o site da Caixa Econômica Federal ou entre em contato com a Central de Atendimento do FGTS.
Da redação da 96,9 FM