Thiago Pampolha é aprovado pela Alerj como novo conselheiro do TCE-RJ

Indicado pelo governador Cláudio Castro, Pampolha recebeu 57 votos favoráveis na Alerj e assumirá vaga deixada por José Maurício Nolasco
Com 57 votos favoráveis, cinco contrários e sete abstenções, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (21/05) o nome de Thiago Pampolha para assumir o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). A indicação partiu do governador Cláudio Castro e será oficializada com a nomeação após publicação no Diário Oficial.
A sessão foi presidida pelo deputado Rodrigo Bacellar (União), que elogiou a escolha de Pampolha e destacou a importância de atenção às prefeituras do interior fluminense. “Não tenho dúvidas quanto aos requisitos técnicos do Pampolha. Espero que sua ida ao TCE ajude a mudar a lógica de punições a prefeitos que enfrentam dificuldades por falta de equipe técnica”, afirmou Bacellar.
Logo após a aprovação, Pampolha oficializou sua renúncia ao cargo de vice-governador, leitura que foi feita em plenário. Ele ocupava o posto desde janeiro de 2023.
Antes da votação, Pampolha passou por sabatina na Comissão de Normas Internas e Proposições Externas da Alerj e teve seu nome aprovado por unanimidade também pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na última terça-feira (20/05).
Com 38 anos, Thiago Pampolha soma 15 anos de vida pública. Foi eleito deputado estadual em 2010 e reeleito por dois mandatos. Também atuou como secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, e de Ambiente e Sustentabilidade. Ele substituirá o conselheiro José Maurício Nolasco, que teve sua aposentadoria compulsória publicada no último dia 19 de maio.
“Acredito que o cargo no TCE será uma grande experiência no meu currículo, uma mudança de vida decidida em conjunto com minha família”, declarou Pampolha ao fim da votação.
Foto: Octacílio Barbosa | Texto: Gustavo Natario e Leon Continentino