Informe 96

Casos de Dengue têm aumento de mais 80% no Estado do Rio

Informe 96 06/05/2022/ 18:31:37
Casos de Dengue têm aumento de mais 80% no Estado do Rio

O Estado do Rio de Janeiro registrou um aumento de 81,5% de casos de dengue, em relação a 2021, nos primeiros 4 meses deste ano. A situação preocupa as autoridades. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, o indicador absoluto de casos notificados é observado na capital e na região Noroeste Fluminense, onde os municípios estão sendo monitorados. Mais de 2 mil casos foram contabilizados no estado durante o quadrimestre.

A doença, causada por um vírus, é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Os principais sintomas são febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e nas articulações. Nas formas mais graves, a dengue pode causar hemorragia interna em órgãos e tecidos, e levar à morte.

Segundo a SES, só na capital, foram registrados mais de mil casos entre janeiro e abril, número superior ao total de casos em 2021. Duas pessoas morreram em decorrência da doença. Segundo o médico infectologista e coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fiocruz, Rivaldo Venâncio, embora os dados mostrem elevação do número de casos, o estado, em especial a Região Metropolitana do Rio e a capital, ainda se encontram em patamares bem inferiores se comparado aos dados de anos anteriores, onde houve registro de mais de 120 mil casos.

Além da capital, houve um aumento de casos notificados nas regiões Metropolitana I, Norte Fluminense, Noroeste Fluminense, Serrana, Centro-Sul Fluminense e Baía da Ilha Grande. Nas demais regiões houve redução no número de casos.

Segundo o Ministério da Saúde, o surto de dengue atinge o país todo. O Brasil registrou um aumento de 113,7% nos casos prováveis da doença até abril deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com o boletim do Ministério da Saúde, divulgado na última segunda-feira (2), foram 542.038 casos prováveis, entre a primeira e a décima sexta semana epidemiológica, período compreendido entre 2 de janeiro e 23 de abril de 2022. Esse número já é praticamente o mesmo que foi registrado em todo o ano de 2021, quando foram contabilizados 544 mil casos prováveis de dengue.

Apesar da crescente do número de casos de dengue, houve uma redução de 18% nos casos de chikungunya, no mesmo período. Em 2022, foram notificados 150 casos prováveis da doença, enquanto em 2021, no mesmo período, foram registrados 183 casos. A Secretaria de Saúde também divulgou que foi registrado aumento do número de casos notificados na capital e na região Noroeste Fluminense. Já nas demais regiões houve redução ou estabilização no número de casos.

Sobre os casos de zika, houve uma redução de 51,9% no número de notificações (13) em relação ao mesmo período do ano passado (27). Segundo a secretaria, os 13 casos notificados no estado estão distribuídos entre a capital e as regiões Metropolitana I, Noroeste Fluminense, Baixada Litorânea e Médio Paraíba.


Outras Notícias