Oscilação de energia causa transtornos em Itaocara e Aperibé

Enel Rio informou que problema ocorreu após manobra para evitar sobrecarga em transformador.
- Moradores de Itaocara e Aperibé, no Noroeste Fluminense, enfrentaram oscilações e quedas de energia entre a tarde de sexta-feira (22) e a manhã de sábado (23). A instabilidade gerou prejuízos em aparelhos eletrônicos e atrapalhou atividades domésticas.
Uma moradora do distrito de Portela, em Itaocara, relatou que o disjuntor de sua casa queimou e que não conseguiu utilizar a máquina de lavar durante o período da falha no fornecimento. Situações semelhantes foram relatadas em diferentes pontos das duas cidades, aumentando a preocupação da população.
Em nota, a Enel Rio explicou que a instabilidade foi provocada por uma manobra operacional necessária para evitar sobrecarga em um transformador em Itaocara. O problema ocorreu após a entrada em operação de um gerador local de 5 MW, que elevou a carga da rede para um nível de risco.
Segundo a distribuidora, uma reunião técnica definiu a limitação da geração a 1 MW, o que permitiu estabilizar o fornecimento de energia em Itaocara e Aperibé, normalizando o sistema elétrico.
Da redação da 96,9 FM