Informe 96

Centro de Memória Histórica de Porciúncula recebe artefatos indígenas encontrados em propriedade rural

Informe 96 12/05/2022/ 08:19:57
Centro de Memória Histórica de Porciúncula recebe artefatos indígenas encontrados em propriedade rural

A professora Lúcia Furtado Guedes Pinto fez a doação de dois artefatos indígenas encontrados por seu esposo Plínio Guedes na propriedade do casal, no sítio Caldeirão, que pertenceu ao pai da dona Lúcia, senhor Geraldo Furtado, no primeiro distrito. "Durante a aragem de terra, Plínio percebeu que as duas pedras tinham formatos diferentes. Após limpá-la, verificou tratar-se de duas pedras com formato de machadinhas indígenas," conta Lúcia Furtado.

Esta não é a primeira vez que proprietários encontram resquícios da população indígena no município. "Estamos muito felizes com a doação feita por dona Lúcia Furtado. Aos poucos, vamos reunindo parte da nossa história nesse local de preservação da memória. Temos pouco material sobre o povo indígena que habitou Porciúncula em seus primórdios. Alguns outros artefatos já foram encontrados também na região de Purilândia e Santa Clara. Esta doação enriquece o nosso acervo", comemora Vitor José, coordenador do Centro de Memória.

Provavelmente, os artefatos pertencem aos índios puris, que habitavam a região antes da colonização. Os puris são um grupo indígena brasileiro pertencente ao tronco linguístico macro-jê, de habitação originária nos quatro estados do Sudeste do Brasil: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. 

Por Rosimere Ferreira/Decom

Outras Notícias