Informe 96

Itaperuna e outros município da região não notificaram óbitos por covid-19 neste mês

Informe 96 21/05/2022/ 11:15:37
Itaperuna e outros município da região não notificaram óbitos por covid-19 neste mês

Levantamento feito pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostra que, entre 1º e 18 de maio, 60 dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro – dois terços das cidades – não registraram óbitos por Covid-19. Dos 287 óbitos contabilizados este mês nos demais municípios, apenas 15 ocorreram em maio de 2022, ou seja, 5%.

– Esse cenário é consequência da vacinação no estado do Rio de Janeiro, que já atingiu 84% de toda a população fluminense com 12 anos ou mais imunizada com a primeira e a segunda doses. O Mapa de Risco para Covid-19 que será publicado amanhã mostra que o número de óbitos caiu. Mas a população com 60 anos ou mais precisa retornar aos postos para receber a segunda dose de reforço – diz o secretário de estado de saúde, Alexandre Chieppe.

A coordenadora de Informações e Saúde da SES, Luciane Velasque explica que a retenção de dados de óbitos ocorre pela necessidade de investigação de diagnóstico. Isso faz parte do processo de trabalho rotineiro das Vigilâncias municipais e aconteceu durante toda pandemia.

– Muitos casos são notificados após a data do óbito. Por essa razão, desde o início da pandemia, recomenda-se que a análise das informações seja feita pela data de ocorrência da morte; e não pela data de registro no sistema – diz Luciane.

Em relação ao número de casos, 4.063 dos 27.781 registros lançados em maio ocorreram neste mês, o que representa 14,6%.

As cidades que não notificaram óbitos por Covid-19 foram: Aperibé, Araruama, Areal, Armação dos Búzios, Barra do Piraí, Bom Jardim, Bom Jesus do Itabapoana, Cachoeiras de Macacu, Cambuci, Cantagalo, Carapebus, Cardoso Moreira, Casimiro de Abreu, Comendador Levy Gasparian, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Engenheiro Paulo de Frontin, Guapimirim, Itaguaí, Italva, Itaperuna, Itatiaia, Japeri, Laje do Muriaé, Macaé, Mangaratiba, Maricá, Mendes, Miguel Pereira, Miracema, Natividade, Paracambi, Paraíba do Sul, Paraty, Paty do Alferes, Pinheiral, Piraí, Porciúncula, Porto Real, Quatis, Rio Bonito, Rio Claro, Rio das Flores, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São José de Ubá, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sapucaia, Seropédica, Silva Jardim, Sumidouro, Tanguá, Trajano de Moraes, Três Rios, Valença, Varre-Sai, Vassouras e Volta Redonda.


Outras Notícias