Informe 96

Bom Jesus do Itabapoana lança Campanha de Combate à Dengue com foco na mobilização comunitária

Informe 96 30/05/2026/ 18:58:25
Bom Jesus do Itabapoana lança Campanha de Combate à Dengue com foco na mobilização comunitária

Sob o tema "Fazendo nossa parte somos mais fortes", iniciativa convoca moradores a eliminar focos do mosquito Aedes aegypti.

- O município de Bom Jesus do Itabapoana deu início oficial à sua nova Campanha de Combate à Dengue. Com o tema "Fazendo nossa parte somos mais fortes", a iniciativa tem como objetivo principal convocar cada morador a se tornar um aliado ativo na luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, além do zika vírus e da chikungunya.

As equipes de vigilância em saúde do município reforçam um dado crítico: a grande maioria dos focos do mosquito é encontrada dentro das residências, especialmente nos quintais. Por isso, a campanha enfatiza que pequenos hábitos semanais são suficientes para interromper o ciclo de reprodução do inseto e proteger as famílias e a vizinhança.

Entre as orientações prioritárias para os moradores, destacam-se:

- Manter caixas d'água e tonéis sempre bem vedados;

- Realizar a limpeza frequente de calhas e telhados;

- Dar o destino correto a pneus velhos e recipientes que acumulam água;

- Eliminar o acúmulo de água em pratinhos de vasos de plantas.

A Secretaria de Saúde ressalta que a participação da população é a ferramenta mais eficaz para evitar surtos da doença na região. A mensagem central é de responsabilidade compartilhada: ao cuidar do próprio ambiente, o cidadão contribui diretamente para a saúde coletiva de toda a comunidade bonjesuense.


Da redação da 96,9 FM

Outras Notícias