Idosa de 83 Anos É Resgatada de Maus-Tratos e Cárcere Privado em Italva

Vítima era mantida em condições precárias pelo filho com esquizofrenia não tratada. Caso está sendo investigado pela 148ª DP.
Uma idosa de 83 anos foi resgatada em situação de maus-tratos e cárcere privado na última semana, em Italva. O caso foi denunciado à Secretaria Municipal de Assistência Social, que acionou as autoridades. A idosa estava sendo mantida em condições insalubres e sob severas restrições pelo próprio filho, que sofre de esquizofrenia não tratada e se recusava a tomar medicação.
De acordo com relatos, o filho da vítima retinha o cartão de benefícios da mãe, impedia visitas e negava acesso de terceiros à residência. A situação foi descoberta quando a idosa, em condições precárias, pediu socorro. Ela foi levada à delegacia pela sobrinha, que informou que a idosa estava faminta, mas lúcida.
As investigações da 148ª Delegacia de Polícia apontam que a vítima vivia em um ambiente insalubre, sem qualquer tipo de assistência. A idosa agora está sob os cuidados da sobrinha, enquanto assistentes sociais avaliam medidas para sua proteção e suporte contínuo.
A Secretaria de Assistência Social destacou a importância de denunciar casos de violência contra idosos e reforçou que canais como o Disque 100 permitem registros anônimos. O órgão garantiu acompanhamento à vítima durante o processo judicial.
Casos como este evidenciam a necessidade de atenção à proteção de idosos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade. A sociedade pode e deve ser um agente ativo no combate à violência contra essa parcela da população.
Da redação da 96,9 FM - Fonte: Italva em Foco