Rio inaugura primeiro hemocentro público da região em Santo Antônio de Pádua

Unidade deve receber 600 doadores por mês e atender 13 municípios a partir desta segunda-feira (11).
- O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e a secretária estadual de Saúde, Claudia Mello, inauguraram na tarde de sexta-feira (8) o Hemocentro Regional de Santo Antônio de Pádua, o primeiro da rede pública na região. A unidade, administrada pelo Hemorio, deve receber cerca de 600 doadores por mês e atender 13 municípios a partir desta segunda-feira (11).
Localizado ao lado do Hospital Hélio Montezano, o hemocentro faz parte da política estadual de descentralização dos serviços de saúde. Até então, a região não contava com um ponto público de coleta de sangue, sendo necessário deslocamento para outras cidades.
Durante a visita, o governador também acompanhou as obras de ampliação e modernização do Hospital Hélio Montezano, que recebem investimentos de mais de R$ 22 milhões do governo estadual para melhorias estruturais e aquisição de equipamentos.
O novo hemocentro atenderá moradores de Santo Antônio de Pádua, Aperibé, Bom Jesus de Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, São José de Ubá e Varre-Sai. Segundo o diretor do Hemorio, Luiz Amorim, a descentralização aumenta a agilidade no atendimento e pode salvar até quatro vidas com cada doação.
O Hemocentro Regional de Santo Antônio de Pádua funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h, na Avenida João Jasbick, bairro Aeroporto. Para doar sangue, é necessário atender aos critérios estabelecidos pelo Hemorio, como ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. Mais informações podem ser obtidas pelo Disque-Sangue 0800 282 0708 ou nas redes sociais do Hemorio.
Da redação da 96,9 FM - Foto: Divulgação